quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Recebendo a escritora Edmeia Faria

Tarde pra lá de inesquecível com nossa querida escritora Edméia Faria .
Um dos objetivos  do Projeto Leitura na pracinha .Adote uma praça você também é receber a escritora Edmeia Faria em nossa escola e saber um pouco mais sobre seu Projeto Leitura na calçada ,ganhador de muitos prêmios .
Meu sonho era conhece -la pessoalmente e foi realizado nesta tarde emocionante onde os alunos tiveram o momento com ela contando histórias ,resgatando cantigas , foi entrevistada por eles numa situação bem dinâmica , contamos com a participação do jornalista Carlos França fazendo a cobertura deste dia mágico em nossas vidas .
Num outro momento levamos as crianças para a sala de aula e ela ofertou cada um deles com um livro autografado .
Foi uma tarde emocionante pata todos nós .
Obrigada Edméia pela presença e disponibilidade para atender nosso Projeto !







segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Conscientização da comunidade

Após visitarmos a praça ,fazer alguns trabalhos de leitura , brincadeiras , arte ,registros dos momentos vividos na praça começamos um trabalho de conscientização dos moradores nos arredores da praça com panfletos produzidos pelos próprios alunos e entregues nas casas por meio da caixinha do correio e pregado nos estabelecimentos comerciais .
Vejam o entusiasmo do trabalho realizado :









sábado, 26 de novembro de 2016

Projeto Inovador

                     Projeto Leitura na pracinha  Adote uma praça você também !

    A Literatura  não é uma arte fechada ,ela deve ser estimulada e ampliada .A obra literária é um objetivo social , é uma porta aberta para o mundo , portanto , é a arte de inventar , de fingir , de sonhar , instauradora da realidade e exploradora de sentidos , o que gera inúmeras significações de leitura .
    O objetivo da Literatura Infantil não é o de imitar o real , mas , transfigurar a realidade de maneira crítica e emocional , renovando o recurso tradicional da fantasia pelo jogo da intertextualidade , apresentando um realismo que quebra tabu e preconceitos , lidando com problemas do cotidiano de cada um .
    É de fundamental importância que os futuros leitores tenham contato com todo tipo de material escrito logo nos anos iniciais .Formar leitores não é uma tarefa fácil , mas cabe á escola e principalmente ao professor o papel de despertar nas crianças o gosto pela leitura .
    Com o intuito de proporcionar responsabilidade , amadurecimento , conscientização , entusiasmo e prazer pela leitura iremos usufruir do espaço da Praça José de Sousa Barbosa  conhecida como pracinha do Skate localizada à Rua Capitão Olímpio  para desenvolvermos momentos de leitura extraclasse m ao ar livre , em contato com o meio ambiente e dessa forma ampliar os conhecimentos da natureza e conservação do espaço ,despertando assim , o zelo para os cuidados ambientais com a praça  .
    Conscientizar aos alunos e a comunidade da importância da preservação da praça , do plantio e cuidados com as árvores .
    Perceber a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza .
    Desenvolver  oralidade  e socialização com a comunidade escolar e nos arredores da Praça .
    Receber a escritora Edméia Faria
em nossa escola para entrevistá-la e conhecer melhor seu Projeto Leitura na Calçada ,ganhador de vários prêmios nacionais e internacionais da Literatura infantil e Programa social .
    Buscar patrocínio para ajudar a transformar a Praça em um espaço recreativo que atenda as escolas , creches e a comunidade em geral , procurando criar um espaço interativo com a leitura , proporcionando atividades ao ar livre  , contato com a natureza e tirar das ruas nossas crianças e jovens que estão sofrendo um ataque maciço de uma inversão de valores da mídia , internet e muitas vezes da própria família.
    Este é o momento ideal de investirmos nesta geração que está chegando intensificando o interesse das crianças por leitura , tornando - as mais críticas ,participativas e mais ousadas  , levando =as á busca de uma qualidade de vida melhor

Encerramento da Semana do Folclore

Encontro das Escolas Municipal , Estadual e CEIM .
Escola Municipal Tabelião João Batista da Rocha , Professora Elidanilda , turma 3ºAno do Ciclo de Alfabetização ,turno vespertino .
Escola Estadual Dona Francisca de Oliveira, Professora Angelita , turma 5º Ano do Ciclo Complementar , turno vespertino .
Centro Educacional Infantil Municipal Doutor Osvaldo Álvares , professora Cláudia Melgaço, turma 2º Período , turno vespertino.
Encerramento da Semana do Folclore com a lenda  Curupira contada pela professora Angelita para as crianças reunidas numa roda na praça José de Sousa Barbosa .
 Interpretação da lenda pelas crianças .
Brincadeiras com versinhos folclóricos .
Cantiga de roda folclórica :
Lá na rua 24 
A mulher matou um sapo
com a sola do sapato 
A mulher estremeceu 
O culpado não fui eu 
Foi aquele que se mexeu ...
Estátua !!!
Registro da parte que mais gostou da lenda Curupira através do desenho .
















segunda-feira, 25 de julho de 2016

O mundo mágico dos livros



Leitura na Pracinha surgiu da necessidade de melhorar a leitura e escrita dos meus alunos. Gosto de trabalhar de maneira diversificada com dinâmicas que realmente faça a diferença na vida das crianças. Está mais que comprovado que as atividades desvinculadas do ambiente sala de aula, estimulam e motivam os alunos a expressarem suas ideias. Ampliam a visão de mundo e a bagagem de conhecimentos. O mundo parece ser feito apenas de coisas que a gente vê nele. Mas há outras que não vemos, embora existam. São as coisas que lemos, Elas estão escondidas no meio das letras. É preciso ler para que elas apareçam diretamente em nossas cabeças. Se não lemos, todas essas coisas que estão guardadas no livro não aprecem para nós. Quem não lê só uma parte das coisas no mundo. E não consegue conhecer tudo  por isso estou desenvolvendo este projeto com o intuito que nossas crianças conheçam o que não está à sua frente ,mas está dentro dos livros .É de fundamental importância que os futuros leitores tenham contato com todo tipo de material escrito  logo nos anos iniciais .Formar leitores não é uma tarefa fácil mas cabe à escola e principalmente ao professor o papel de despertar nas crianças o gosto pela leitura .